A Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) completa 110 anos neste ano. Reconhecida pelo pioneirismo e excelência no ensino e pesquisa, oferece cinco cursos de graduação: Medicina, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional e Física Médica.

A universidade é um dos maiores centros de pesquisas médico-científicas do país, com 66 laboratórios de investigação médica, os LIMs, com 230 grupos de pesquisa e expressiva produção intelectual. Ao todo, são 1.400 alunos na graduação, mais de 1.000 colaboradores, 27 programas de pós-graduação (mestrado e doutorado), 62 programas de especialidades de residência médica e 14 programas de residência multiprofissional e uniprofissional.

O primeiro ato de criação da escola foi assinado, em 1891, por Américo Brasiliense e previa a fundação da Academia de Medicina, Cirurgia e Farmácia, bem como a criação das escolas de Engenharia e de Agricultura. No entanto, a Faculdade de Medicina levaria 21 anos para ser instituída, o que se deu a partir da assinatura da Lei 1.357, de 19 de dezembro de 1912, pelo então governador do estado, Rodrigues Alves.

A direção da faculdade ficou a cargo do médico Arnaldo Augusto Vieira de Carvalho e a aula inaugural foi ministrada no dia 2 de abril de 1913 pelo catedrático de Física Médica Edmundo Xavier.

Fonte: FMUSP