Existem dois tipos de acidente de trabalho: o típico, que ocorre no exercício da função, durante a jornada de trabalho e o de trajeto, durante o deslocamento para o trabalho e vice-versa.

Como orientar sua equipe em casos de acidente de trabalho:

O primeiro passo é prestar socorro imediato ao acidentado. Por isso, o colaborador deve, inicialmente, procurar atendimento médico.

Em seguida, deve comunicar a chefia para abertura da FIAI (Formulário de Identificação de Acidente ou Incidente) via GLPI.

Orientação para os diversos tipos de ocorrências:

Em casos de ocorrências no trajeto, o colaborador deve procurar atendimento assistencial em qualquer unidade de saúde, onde solicitará emissão de relatório médico. Além de providenciar o registro de Boletim de Ocorrência (B.O.).

Durante a jornada de trabalho

Em ocorrências com exposição a material biológico (sangue, secreções, etc), o colaborador deverá procurar atendimento médico imediato junto à Divisão de Clínica de Moléstias Infecciosas e Parasitárias.

Já em casos de ocorrência de exposição a material químico nocivo, o colaborador deverá realizar contato imediato com o Centro de Assistência Toxicológica (CEATOX).

Em outras situações, o acidentado deverá procurar atendimento médico imediato no Pronto Atendimento do Centro de Atenção ao Colaborador (CeAC), de 2ª a 6ª feira, das 7h às 18h.

Atenção: fora dos horários de atendimento do Ceac, procure o Pronto Socorro do ICHC – Instituto Central do HCFMUSP (2ª a 6ª feira, das 18h às 7h, e dias não úteis).

Em todas as situações, o colaborador deverá ser encaminhado ao CeAC até o primeiro dia útil após a ocorrência, com o relatório médico do atendimento inicial recebido.