Existem dois tipos de acidente de trabalho: o típico, que ocorre no exercício da função, durante a jornada de trabalho e o de trajeto, durante o deslocamento para o trabalho e vice-versa.
Como orientar sua equipe em casos de acidente de trabalho:
O primeiro passo é prestar socorro imediato ao acidentado. Por isso, o colaborador deve, inicialmente, procurar atendimento médico.
Em seguida, deve comunicar a chefia para abertura da FIAI (Formulário de Identificação de Acidente ou Incidente) via GLPI.
Orientação para os diversos tipos de ocorrências:
Em casos de ocorrências no trajeto, o colaborador deve procurar atendimento assistencial em qualquer unidade de saúde, onde solicitará emissão de relatório médico. Além de providenciar o registro de Boletim de Ocorrência (B.O.).
Durante a jornada de trabalho
Em ocorrências com exposição a material biológico (sangue, secreções, etc), o colaborador deverá procurar atendimento médico imediato junto à Divisão de Clínica de Moléstias Infecciosas e Parasitárias.
Já em casos de ocorrência de exposição a material químico nocivo, o colaborador deverá realizar contato imediato com o Centro de Assistência Toxicológica (CEATOX).
Em outras situações, o acidentado deverá procurar atendimento médico imediato no Pronto Atendimento do Centro de Atenção ao Colaborador (CeAC), de 2ª a 6ª feira, das 7h às 18h.
Atenção: fora dos horários de atendimento do Ceac, procure o Pronto Socorro do ICHC – Instituto Central do HCFMUSP (2ª a 6ª feira, das 18h às 7h, e dias não úteis).
Em todas as situações, o colaborador deverá ser encaminhado ao CeAC até o primeiro dia útil após a ocorrência, com o relatório médico do atendimento inicial recebido.
Quando voce comunicar a chefia o acidente, solicite que também faça o CAT – Comunicado de Acidente do Trabalho para fins previdenciário, o FIAI (Formulário de Identificação de Acidente ou Incidente) é um documento importante para informação e acompanhamento dentro do hospital.
A CAT – Comunicado de Acidente do Trabalho é necessário para comunicar ao INSS que determinado funcionário sofreu um acidente de trabalho ou doença ocupacional, a CAT é um documento utilizado para medir estatísticas de acidente e de trajeto da Previdência Social.