A vertigem é a perda de equilíbrio causada pela sensação da ilusão de se estar girando em um ambiente ou de ter o ambiente girando em torno de si. Tontura é a sensação de desequilíbrio corporal, uma instabilidade que pode ser do tipo rotatória ou não.
Segundo a neurologista do ICHC – Instituto Central do HCFMUSP, a Dra. Emanuelle Aquino, a queixa de tontura é uma das mais comuns dentro dos hospitais. “A prevalência da condição é de cerca de 17 a 30%. Destes, de 3 a 5% dos casos são motivos para procurar o pronto-socorro e 15% deles são pacientes com casos graves”, afirma a médica neurologista.
No caso de uma síndrome vestibular aguda (SVA) a situação é mais preocupante, pois pode ter casos periféricos e centrais, que podem estar relacionados ao AVC de fossa posterior e levar o paciente a óbito, se não diagnosticado e tratado a tempo.
Para proporcionar mais eficiência nas ocorrências neurológicas durante o plantão no pronto-socorro, a Escola de Educação Permanente (EEP) oferece o curso Neurologia na Emergência, que aborda esses e outros assuntos prevalentes na prática. Interessados podem conferir mais informações e se inscrever pelo site da EEP..
Fonte: HC ON LINE