O câncer de mama é o tipo de câncer mais letal para as mulheres do Brasil. Por isso, receber essa notícia nunca é fácil e pode ser devastador para muitas pessoas. 

 

O medo iminente, todo o tratamento, problemas com a autoestima e tantos outros fatores podem contribuir para o desenvolvimento de um quadro de ansiedade ou depressão, o que torna o momento ainda mais difícil e preocupante para a paciente e os familiares. Clinicamente, também pode haver piora no estado. 

 

Apesar da letalidade e da recorrência dessa doença, existem muitos estudos constantes e uma ampla variedade de tratamentos de sucesso, o que deve ser levado em consideração para enfrentar o diagnóstico com mais otimismo. Com o diagnóstico precoce, as chances de cura são muito grandes. 

 

Sendo assim, encarar o câncer de mama com pensamento positivo e minimizar os impactos do diagnóstico é fundamental. Para isso, diversos estudos apontam a importância de um acompanhamento psicológico antes, durante e depois do tratamento, visando o bem-estar da mulher e da sua família nessa jornada. 

 

o Instituto de Psiquiatra conta com profissionais especializados  oferecendo atendimento e acompanhamento em várias áreas, é possível cuidar da mente enquanto se passa por um momento tão delicado. 

 

Entender e tratar tudo o que se passa dentro da mulher durante essa fase – medos, angústias, traumas, dificuldades, insegurança e muito mais – é essencial. Com ajuda profissional, é mais fácil lidar com um momento como esse, onde tantas mudanças ocorrem de dentro para fora e tantos sentimentos se confundem. 

 

Encontrar formas de apoio é uma das estratégias adotadas. A troca de experiências com pessoas que já passaram pelo mesmo, o desenvolvimento de hobbies como leitura ou pintura, entre outras coisas são comuns. 

 

Você não precisa passar por isso sozinha! Neste Outubro Rosa, mês de conscientização e prevenção do câncer de mama, não deixe de conhecer as vantagens de ser um associado ASINHC e ter, entre tantas outras coisas, acesso a um acompanhamento especializado para enfrentar o câncer de mama com positividade, coragem e força!