Autora: Revista “NEWSWEEK” em parceria com a Empresa GLOBAL de pesquisa de dados STATISTA INC.

 

O HC lidera pelo terceiro ano consecutivo entre os hospitais públicos brasileiros no ranking elaborado pela revista “Newsweek”; nesta edição foram avaliados 2.200 hospitais distribuídos por 27 países

 

Arte sobre foto/ Divulgação HC-FMUSP

O Hospital das Clínicas (HC) da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP), em São Paulo, foi classificado como melhor hospital público do Brasil pelo World’s Best Hospitals 2022, ranking organizado anualmente pela revista Newsweek em parceria com a empresa global de pesquisa de dados Statista Inc. que avaliou nesta edição 2.200 hospitais distribuídos por 27 países.

É o terceiro ano consecutivo que o HC de São Paulo lidera o ranking brasileiro entre os hospitais públicos. Na classificação geral, o Hospital das Clínicas aparece em oitavo lugar, atrás de instituições privadas como o Hospital Israelita Albert Einstein e o Hospital Sírio Libanês (confira a lista abaixo). Para chegar ao resultado final foram consideradas a capacidade das instituições de se adaptarem aos novos desafios e habilidades de improviso e feita uma ponderação de cálculo de três categorias: recomendação de pares (nacional e internacional), experiência do paciente e indicadores de performance do corpo clínico.

“Para nós, é um motivo de muito orgulho aparecer novamente no ranking da Newsweek. O HC conseguiu manter o seu nível de excelência, que tanto prezamos, em mais um ano de pandemia, graças aos seus profissionais dedicados e competentes. Receber essa classificação e saber que mais uma vez somos considerados referência entre os hospitais do mundo é muito gratificante”, destaca Antonio José Rodrigues Pereira, superintendente do HC.

A professora Eloisa Silva Dutra de Oliveira Bonfá, diretora clínica do HC, também ressaltou o orgulho de estar novamente em destaque no ranking. “É uma honra estar entre os melhores hospitais do País e o melhor na rede pública, especialmente depois de anos tão desafiadores como os últimos, na qual fomos referência no atendimento de casos graves de covid-19. Ter o HC pelo terceiro ano consecutivo nesta lista nos orgulha e também nos motiva a continuar realizando um trabalho de excelência para a população assistida pelo SUS, que pôde contar com a resiliência e total dedicação dos nossos profissionais, a quem também estendo meu agradecimento e admiração.”

Entre as especialidades analisadas pelo ranking em hospitais de todo o mundo, o HC ficou na 22ª posição em Neurologia, 24ª em Cardiologia, 38ª em Cirurgia Cardíaca, 52ª em Ortopedia, 73ª em Neurocirurgia e 99ª em Oncologia. A classificação por especialidades está disponível neste link. A classificação geral no The World’s Best Hospitals 2022 pode ser conferida clicando aqui.

Centro de excelência

 

Hospital das Clínicas de São Paulo está entre os melhores do mundo em seis especialidades

 

Complexo hospitalar que ocupa uma área de 600 mil metros quadrados, com cerca de 2,4 mil leitos distribuídos entre os oitos institutos especializados e dois hospitais auxiliares, o Hospital das Clínicas de São Paulo foi idealizado em 1915 com o objetivo de aprimorar o ensino dos estudantes de Medicina e oferecer assistência médica gratuita à população da capital e do interior do Estado.

Somente em 1938, na interventoria federal de Adhemar Pereira de Barros é que foi iniciada a construção do HC e, desde a sua inauguração oficial, em 19 de abril de 1944, tem se consolidado como centro de excelência e referência no campo de ensino, pesquisa e assistência.

Em novembro do ano passado, o Hospital das Clínicas realizou uma cerimônia em homenagem aos parceiros da sociedade civil que fizeram doações ao hospital durante a pandemia. Em quase dois anos, o Hospital das Clínicas conseguiu captar cerca de R$ 60 milhões em recursos, incluindo aportes financeiros, insumos médicos e equipamentos, e auxílio na contratação de recursos humanos.

Na cerimônia, que aconteceu no Teatro da Faculdade de Medicina, foram entregues troféus e medalhas como forma de agradecimento pela enorme colaboração dos 361 parceiros, que ajudaram o HC a se tornar uma referência no atendimento de casos graves de covid-19, além de realizar uma produção científica que contribuiu fortemente para o enfrentamento da maior crise sanitária dos últimos 100 anos.

Para ver o ranking Newsweek de 2022, confira os links abaixo:

World’s Best Hospitals 2022
https://www.newsweek.com/worlds-best-hospitals-2022

World’s Best Specialized Hospitals 2022
https://www.newsweek.com/worlds-best-specialized-hospitals-2022

 

FONTE:  JORNAL DA USP

Com informações da Assessoria de Comunicação da FMUSP