Os trabalhadores do Hospital Auxiliar do HCFMUSP – Hospital  das Clínicas de São Paulo em Suzano foram surpreendidos a alguns dias através de uma publicação oficial da prefeitura municipal de Suzano, de que o hospital será aberto em consórcio com várias prefeituras da Região Administrativa do Alto Tietê. O presidente da Associação  dos Trabalhadores Autárquicos e Fundacionais do Hospital das Clínicas da FMUSP – SIN-HC consultou o departamento jurídico que deu o seguinte parecer “o trabalhador que for transferido para São Paulo o hospital arcará com o vale transporte, por conta, de que essa transferência é de interesse da administração da Autarquia”.

 

A diretoria acompanhará “caso a caso” quando solicitada por seus associados.

 

Abertura do Hospital das Clínicas de Suzano ocorrerá ainda neste semestre

 

Abertura do Hospital das Clínicas de Suzano ocorrerá ainda neste semestre

Unidade deverá prestar atendimento à população do Alto Tietê; encontro com o governo do Estado foi articulado pelo Condemat

O prefeito de Suzano, Rodrigo Ashiuchi, se reuniu nesta terça-feira (25/01) com o secretário estadual de Saúde, Jean Gorinchteyn, para tratar da abertura do Hospital Auxiliar das Clínicas (HC) ainda neste primeiro semestre. A agenda foi articulada pelo Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat) e ocorreu em Guarulhos.

Acompanhado do secretário municipal de Saúde, Pedro Ishi, o chefe do Executivo, que já havia adiantado a importância da ação ao governador João Doria, voltou a tratar do assunto com o responsável pela Saúde do Estado de São Paulo. Na oportunidade, Gorinchteyn afirmou que o HC tem sua abertura programada ainda para o primeiro semestre de 2022.

“Depois de toda a fase documental e de ajustes internos, eles iniciaram o processo de contratação e a previsão é de abrirmos o hospital nos próximos meses. O secretário também falou que o HC deverá ser um Hospital Escola, por meio de parceria com a Universidade de São Paulo (USP). Aproveitei para pedir que o atendimento à população do Alto Tietê ocorra nos dois prédios do HC”, disse Ashiuchi.

Ainda no encontro, Ishi também solicitou apoio no acolhimento de cirurgias eletivas, buscando maior agilidade do Estado, além de verificar a possibilidade da abertura de novos leitos de enfermaria e de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). “Com o HC de Suzano, teremos uma melhora considerável na Saúde. Em paralelo, buscamos apoio nos acolhimentos das cirurgias eletivas e na criação de novos leitos para nossa cidade e região”, destacou.

Por fim, o prefeito agradeceu ao governo do Estado pelo apoio no atendimento às demandas. “Agradeço ao Estado e também ao Condemat, em nome do presidente Gustavo Henric Costa, prefeito de Guarulhos, por ter articulado o encontro. Estou empenhado para buscar um retorno positivo e fico feliz com a abertura já programada para o primeiro semestre deste ano”, finalizou.

Fonte:  Prefeitura Municipal de Suzano

A diretoria respondendo aos vários questionamentos feitos pelos trabalhadores do Hospital Auxiliar de Suzano como se dará essa transição, esclarece:

1º – É uma medida tomada pelo governador do estado e quem vai fazer a transferência para a prefeitura de Suzano é a Secretaria da Saúde.

2º – O trabalhador pode ser transferido para o HC de São Paulo, sem prejuízo do salário e vantagens.

3º – Ao HC caberá fazer a transferência com um tempo que não traga prejuízo aos trabalhadores.

Nota: A legislação trabalhista e o constante no Contrato, o trabalhador pode ser transferido para o HC de São Paulo, sem prejuízo do salário e vantagens.

 

A  Associação  dos Trabalhadores Autárquicos e Fundacionais do Hospital das Clínicas da FMUSP – SIN-HC  esta a disposição para maiores esclarecimentos que se faça necessário.