O Assédio moral no trabalho é uma grave espécie de agressão, consistente em uma conduta intencional, habitual e abusiva com o objetivo de humilhar, diminuir e constranger a vítima.

Normalmente a vítima é escolhida baseada em particularidades que o agressor hostiliza, geralmente em razão do sexo, religião, característica física ou comportamental.

Importante destacar que o assédio moral nem sempre é explícito, pois muitas vezes o agressor utiliza de humor e gestos para de alguma forma diminuir a sua vítima.

Caso presencie situações de assédio moral, é dever ético denunciar tais condutas indevidas. Para os médicos, inclusive, há disposição expressa nesse sentido no Código de Ética Médica (arts. 50 e 57 do CEM). E também, o Código de Conduta Funcional do HCFMUSP aborda no capítulo III sobre a vedação ao assédio moral.

Se você sofre ou presenciou algum tipo de assédio moral, denuncie. Existem na instituição diversos canais que podem prestar o atendimento e apoio necessários para romper situações de assédio moral no ambiente de trabalho.

Canais de denúncia:
Dialogando com o HC
; Comissão de Ética Médica (cem.hc@hc.fm.usp.br); ou procure a divisão correspondente à sua categoria.